Flávio Apro lança o CD O Violão Brasileiro

O Violão Brasileiro

Em novembro, o violonista Flávio Apro lança o CD O Violão Brasileiro em várias cidades: Guarulhos, Rio de Janeiro, Tatuí, Maringá e São Paulo. No repertório obras de Ary Barroso, Alvino Argollo, Canhoto/Baden Powell, Dori Caymmi, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Radamés Gnatalli e Sérgio Assad. Este trabalho possui a particularidade de transitar por um amplo repertório de música brasileira para violão, unindo a excelente qualidade das obras com a sofisticação de execução do concertista internacional Flávio Apro, violonista premiado de grande reputação, considerado dono da “mais aveludada sonoridade do violão brasileiro”.

Estarão reunidos, num mesmo CD, autores considerados díspares – de Ary Barroso a Sérgio Assad, cuja escolha se deu como resultado da experiência de feedback que o artista vem obtendo das plateias internacionais, que apreciam e compreendem tais músicas sem dividir os compositores em categorias.

No Japão, Flávio Apro recebeu prêmio de melhor intérprete de Villa-Lobos no Kyoto International Music Festival. Já se apresentou várias vezes com amplo sucesso na Alemanha e ainda no México, nos Estados Unidos e em várias cidades brasileiras. Atualmente está na California State University.

Repertório do CD O Violão Brasileiro 1. Aquarela do Brasil (Ary Barroso) 2. Garoto (Alvino Argollo) 3. Jongo (Paulo Bellinati) 4. Suite Aquarelle: Divertimento (Sérgio Assad) 5. Suite Aquarelle: Valseana (Sérgio Assad) 6. Suite Aquarelle: Prelúdio e Tocatina (Sérgio Assad) 7. Abismo de Rosas (Canhoto/Baden Powell) 8. Tocata em Ritmo de samba (Radamés Gnatalli) 9. Toada (Antonio Ribeiro) 10. Rua Harmonia (Ulisses Rocha & Silvano Michelino) 11. Porto (Dori Caymmi) 12. Num Pagode em Planaltina (Marco Pereira)

Repertório do CD O Violão Brasileiro
1. Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
2. Garoto (Alvino Argollo)
3. Jongo (Paulo Bellinati)
4. Suite Aquarelle: Divertimento (Sérgio Assad)
5. Suite Aquarelle: Valseana (Sérgio Assad)
6. Suite Aquarelle: Prelúdio e Tocatina (Sérgio Assad)
7. Abismo de Rosas (Canhoto/Baden Powell)
8. Tocata em Ritmo de samba (Radamés Gnatalli)
9. Toada (Antonio Ribeiro)
10. Rua Harmonia (Ulisses Rocha & Silvano Michelino)
11. Porto (Dori Caymmi)
12. Num Pagode em Planaltina (Marco Pereira)

13 de novembro | Guarulhos
Teatro Nelson Rodrigues
Rua dos Coqueiros, 74 – Vila Galvão – Lago dos Patos
Guarulhos – SP
(11) 2459-1813 / 2459-4568
Entrada franca

16 de novembro | Rio de Janeiro
Centro Cultural MIDRASH
R. Gen. Venâncio Flôres, 182 – Leblon – Rio de Janeiro, RJ
(21) 2239-2222
Entrada franca

18 de novembro | Tatuí
Auditório da Unidade 2 do Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 808 – Centro – Tatuí, SP
Entrada franca

19 de novembro | Maringá
Loja Maçônica Maringá
Av Nildo Ribeiro da Rocha, 2173 – Maringá, PR
(44) 3259-1233
Entrada franca

20 de novembro às 19h | Mandaguari
Escola de Música Maria Zilda
Rua Padre Antonio Lock, 945 – Mandaguari, PR
(44) 3233-1985

21 de novembro | Rolândia
Cine da Mata – Chácara Marabú
Estrada do Ingá – Rolândia, PR
(43) 3256-3417

22 de novembro | São Paulo
LA Film
Rua Coronel José Eusébio, 37/53 – Higienópolis – SP – Brasil
(11) 3969-0347
Ingressos a R$ 10,00

Language: por

Brazilian Music Sheet Series by Remilson Nery

De 23 de maio e 24 de 2015

Em 2015, o Another EAR Music Collection vai organizar em Paris a primeira edição do concurso em torno das peças do compositor brasileiro Remilson Nery, que foram publicadas em seu catálogo intitulado Brazilian Music Sheet Series.

O concurso está aberto para violonistas, violinistas, violoncelistas e pianistas de todas as nacionalidades. O candidato deve ter nível intermediário ou avançado, com no mínimo 12 anos no dia da sua inscrição (sem limite de idade superior).

As peças de Remilson Nery estão disponíveis em www.anotherear.com/guitar.html

Informações sobre o concurso em www.anotherear.com/musiccompetition.html

Language: por

CAIXA Cultural São Paulo apresenta Quaternaglia

Quaternaglia

Um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade interpreta músicas de compositores brasileiros.

Quaternaglia

De 5 a 9 de novembro, às 19h15, o Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ) apresenta-se na CAIXA Cultural São Paulo. Integram o grupo os violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina. No repertório, compositores brasileiros marcam presença: Ronaldo Miranda, Almeida Prado, Villa-Lobos, Marco Pereira, Chrystian Dozza, João Luiz e Paulo Bellinati. Três peças foram compostas especialmente para o Quaternaglia. Haverá ainda uma palestra musical no dia 9 de novembro, domingo. A entrada é gratuita e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Nesse repertório o Quaternaglia apresenta peças do CD Jequibau, como Carlo’s Dance, baseada no ritmo bossa nova em compasso de cinco tempos inventada pelos maestros Mário Albanese e Cyro Pereira nos anos 1960, bem como obras dos mestres Villa-Lobos, Almeida Prado e Ronaldo Miranda, que dialogam também com os virtuosismos de Marco Pereira e composições dedicadas pelos jovens João Luiz e Chrystian Dozza. É a primeira vez em mais de 20 anos de trabalho que o quarteto paulista apresenta ao público uma obra especialmente composta por um de seus integrantes.

O Quaternaglia tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico como por sua importante contribuição para a ampliação do repertório. A discografia do Quaternaglia inclui os CDs Quaternaglia, Antique, Forrobodó, Presença, Estampas e Jequibau, além do DVD Quaternaglia, gravado ao vivo. O quarteto tem se apresentado em cidades como New York, Chicago, Los Angeles, Dallas, Lisboa, Porto, Buenos Aires, na Austrália e em mais de 15 estados brasileiros, além de ministrar masterclasses e palestras a convite de instituições como Universidade de Yale e Conservatório de Coimbra. Ganharam o “Ensemble Prize” no “Concurso Internacional de Violão de Havana” (Cuba). Em 2013 o Quaternaglia apresentou o Concerto Itálico, de Leo Brouwer, sob a regência do compositor no Teatro Nacional de Havana (Cuba).

Programação:

Ronaldo Miranda (1948) | Suíte n. 3 (1973)
Almeida Prado (1943-2010) | XIV Variações sobre o Tema de Xangô (1961-2003)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) | Bachianas Brasileiras n.9 (1945)
Marco Pereira (1950) | Dança dos Quatro Ventos (2006)
Chrystian Dozza (1983) | Sobre um tema de Gismonti (2012)*
João Luiz (1979) | Kirsten – toada (2004)*
Paulo Bellinati (1950) | Maracatu da Pipa (2004)
Paulo Bellinati (1950) | Carlo’s Dance* (2006)

* peças dedicadas ao Quaternaglia

De 05 a 09 de novembro
Quarta a domingo, às 19h15

Palestra A formação de um grupo de câmara
Domingo, 9/11, das 17h às 18h (80 vagas)

CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP

Informações (11) 3321-4400
Capacidade: 80 lugares
Duração: 60 minutos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Classificação livre
Entrada franca: retirar ingresso na bilheteria no dia do espetáculo, a partir das 12h.

Language: por

XIII Mostra de Cordas Dedilhadas

XIII Mostra de Cordas Dedilhadas

Em sua décima terceira edição a Mostra de Cordas Dedilhadas, com curadoria do violonista Rafael Altro traz para o público violonístico e apreciadores do instrumento um repertório com diversos estilos e gêneros musicais. O intuito desta iniciativa é apresentar o violão dentro de suas possibilidades harmônicas e melódicas no ponto de vista das composições e execução.

Os concertos serão realizados durante o mês de agosto no auditório do SESC Vila Mariana às 20h30. O primeiro será no dia 01/08 com Ericsson de Castro e Andrea Paz interpretando obras de compositores dos séculos XX e XXI. No dia 08/08 Enrique Gule apresentará um repertório do gênero Tango Argentino. Em 15/08 o canadense Therry Bégin-L. vencedor do Concurso Internacional de Guitarra José Tomás realizado no ano de 2013 em Villa de Petrer/Espanha apresentará um repertório mesclando compositores sul-americanos com europeus, destacando o compositor canadense Patrick Roux. Em 22/08 Paulo Vinicius, brasileiro residente na Suiça traz em seu programa compositores de diversos períodos, destacando o compositor britânico Benjamim Britten e obras autorais. O ultimo concerto no dia 29/08 ficará a cargo do jovem brasileiro Vitor Noah, vencedor do Concurso Internacional de Violão BRAVIO, realizado no ano de 2013 em Brasília. Para esse concerto de encerramento destacamos a Sonata do compositor espanhol Antonio José.
Para as atividades didáticas realizada aos sábados às 15h00 no Centro de Música convidamos músicos conceituados no cenário internacional e violonistas que estão se destacando através de seus estilos e técnicas.
Os workshops serão realizados pelo brasileiro Daniel Padim (02/08), apresentando aos alunos técnicas e repertório para violao fingerstyle e pelo argentino Enrique Gule (09/08), que nos ensinará um pouco sobre a Milonga e o Tango.
No dia 16/08 Thierry Bégin-L. ministrará master-classes para quarto alunos inscritos abertas ao público. Encerrando as atividades pedagógicas teremos no dia 23/08 a palestra: Violão e Artes Visuais: a história do violão através da iconografia que sera ministrada pelo renomado violonista brasileiro Gilson Antunes.

XIII Mostra de Cordas Dedilhadas

Veja aqui a programação completa:
http://www.sescsp.org.br/programacao/39130_XIII+MOSTRA+DE+CORDAS+DEDILHADAS#

Language: por

Vitor Noah na Série Violão de Concerto

Vitor Noah

Dia 22 de abril, terça às 19h30.

Museu Guido Viaro
Rua XV de Novembro, 1.348 – Curitiba, PR.
Ingressos: R$ 10

Vitor Noah iniciou seus estudos nas Oficinas de Música da EMAC/UFG, com o professor Ms. Rodrigo Carvalho, e desde então tem participado em várias atividades musicais como Festival Leo Brouwer, Festival de Violão São Paulo, Festival de Música de Santa Catarina, Festival Internacional Sesc Pelotas/RS e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, onde assistiu aulas com importantes violonistas do mundo inteiro como por exemplo Eduardo Isaac, Fábio Zanon, Eduardo Fernandez e Vladimir Gorbach.

Em 2008 ganhou o prêmio de revelação no concurso Jovens Talentos, da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e obteve o 1º lugar no XIX Concurso de Violão Souza Lima (SP). Em 2011 estudou na Marshall University com bolsa de estudos integral concedida pelo CAPES/FIPSE, onde foi estudante da classe do professor Júlio Ribeiro Alves. Em 2012 foi um dos participantes do concurso de música clássica “Pré-estréia”, televisionado pela TV Cultura, e, além disso, obteve o 1º lugar no Concurso de Violão do MASP 2012 – Homenagem a Henrique Pinto. Em 2013 conquistou o primeiro lugar no VII Concurso da Bravio, o segundo lugar no Concurso Internacional J. S. Bach, promovido pela fundação Hermann Hauser, e o primeiro lugar no X Concurso Nacional Villa-Lobos em Vitória (ES). Atualmente está finalizando seu bacharelado em violão pela Universidade Federal de Goiás, sob orientação do profº. Dr. Eduardo Meirinhos, e participa em recitais solo e camerísticos.

Programa:

J. S. Bach – Prelúdio e Fuga BWV 997
Frank Martin – 4 Peças Breves:
I. Prelude
II. Air
III. Plainte
IV. Comme une Gigue

Antonio José – Sonata
I. Allegro Moderato
II. Minueto
III. Pavana Triste
IV. Final

Vitor Noah

Vitor Noah

Language: por

1ª Mostra de Violão em Londrina

Série Palcos Musicais de 2014

De 22 a 25 de abril de 2014

A temporada Série Palcos Musicais de 2014 abre espaço em sua programação para a 1ª Mostra de Violão de 22 a 25 de abril. Serão cinco recitais com artistas renomados, vencedores de diversos concursos nacionais e internacionais. As apresentações serão no Teatro Centro Cultural SESI/ AML e no Teatro Crystal em Londrina, PR.

Dia 22/04 às 20h

Concerto de Yuri Marchese
Teatro Centro Cultural SESI/AML. Gratuito.

Programa:
Manuel de Falla – Ommagio per leTombeau de Debussy
Manuel M. Ponce – Thème Varie etFinale
Heitor Villa-Lobos – Estudo nº8
Leo Brouwer – Sonata
José Vieira Brandão – Mosaico nº1
Cinco peças Latino-Americanas

Dia 23/04 às 20h

Concerto de Eric Dalles
Teatro Centro Cultural SESI/ AML. Gratuito.

Programa:
Johan Kaspar Mertz – Elegie
Francisco Tarrega – Mazurka
J. S. Bach – Sonata para Flauta em Mi menor/ Transcrição de David Russel
Joaquin Rodrigo – Junto al Generalife
John Duarte – Birds
Villa Lobos – Estudos VII e X
Marco Pereira Perequetés
I. Toada
II. Maxixe
III. Chula

Dia 24/04 às 12h

Concerto de Vitor Noah
Teatro Centro Cultural SESI/AML. Gratuito

Programa:
Johann Sebastian Bach – Prelúdio e Fuga BWV 997
Frank Martin – 4 Peças Breves:
        I. Prelude
        II. Air
        III. Plainte
        IV. Comme une Gigue
Antonio José – Sonata
        I. Allegro Moderato
        II. Minueto
        III. Pavana Triste
        IV. Final

Dia 24/04 às 15h

Masterclass com Fábio Zanon
Teatro Centro Cultural SESI/AML

O valor da inscrição é de R$ 15,00 e pode ser feita até o dia 23 de abril na fanpage da série: https://www.facebook.com/palcosmusicais

Dia 24/04 às 20h

Concerto de Bruno Madeira
Teatro Centro Cultural SESI/AML. Gratuito.

Programa:
Francisco Tárrega – Capricho Árabe
Miguel Llobet
I.Cançodel Lladre
II.El Testament d’Amelia
Manuel de Falla – Homenaje pour Le Tombeau de Claude Debussy
Federico Moreno –Torroba
Manuel Ponce – Sonatina Meridional
Vicente Asencio – La Serenor
Joaquín Rodrigo
I. EnlosTrigales
II. Fandango

Dia 25/04 às 20h30

Concerto de Fábio Zanon
Teatro Crystal. Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)

Programa:
Alessandro Piccinini – Aria di Sarabanda
Johann Sebastian Bach – Prelúdio, Fuga e Allegro
Enrique Granados
Danza Española no.5, Andaluza
Danza Española no.4, Villanesca
Tonadillas em Estilo Antigo: La Maja de Goya
Manuel Ponce – Variações sobre “Folia de Espanha” e Fuga
Cinco Peças Latino-Americanas

Músicos Premiados

Yuri Marqueze, 24 anos, natural de Vitória (ES) e formado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Sua experiência inclui uma passagem em 2011 pela Europa onde se apresentou em Portugal e na República Tcheca, lecionou no Conservatório Regional de Coimbra e estudou com Pedro Rodrigues na Universidade de Aveiro (PT). Yuri vem se destacando no cenário nacional se apresentando em diversas cidades e sendo premiado em importantes concursos de violão do país. Sagrou-se vencedor do VII CMVL-FITO (Osasco), obteve o segundo lugar no XVI Musicalis (SP) e no VII Concurso da BRAVIO (DF) e o terceiro lugar no III Concurso MASP (SP) e no 6º Concurso Internacional J. S. Bach (SP).

Eric Dalles, 24 anos, natural da cidade do Rio de Janeiro, onde integrou o Quarteto de Cordas Dedilhadas da UniRio, grupo que adaptava choros, sambas e outros gêneros populares em arranjos esmerados. No ano passado, Eric se apresentou como solista na Série Violões da AV-Rio e na Série UNIRIO Musical, realizando ainda a co-estreia mundial da obra Perequetés, de Marco Pereira. O recital de Eric Dalles tem entrada franca.

Vitor Noah, ganhou em 2008 o prêmio de revelação no concurso Jovens Talentos, da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, obteve o 1º lugar no XIX Concurso de Violão Souza Lima (SP). Em 2011 foi estudar na Marshall University. Obteve o 1º lugar no Concurso de Violão do MASP 2012 – Homenagem a Henrique Pinto. Em 2013 conquistou o primeiro lugar no VII Concurso da Bravio e o segundo lugar no Concurso Internacional J. S. Bach, promovido pela fundação Hermann Hauser.

Bruno Madeira vem ganhando destaque como solista, professor e pesquisador. Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou em importantes séries violonísticas e salas de concerto no Brasil. Em 2012 foi o vencedor do I Concurso Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí e em 2013 obteve também o primeiro lugar no VI Concurso Internacional de Violão J. S. Bach.

Fábio Zanon foi vencedor por unanimidade em dois dos maiores concursos internacionais: o 30° Concurso “Francisco Tarrega” na Espanha e o 14° Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos EUA. Depois dessas vitórias, fez uma turnê de 56 concertos nos EUA e Canadá e o lançamento de seus primeiros CDs. Zanon é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall em Nova York, Sala Verdi em Milão, Sala da Filarmônica de Varsóvia, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKR em Lucerna e todos os maiores teatros do Brasil. Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres. Além de músico, é o coordenador artístico e pedagógico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Série Palcos Musicais de 2014

Série Palcos Musicais de 2014

Palcos Musicais

Locais: Teatro Centro Cultural SESI/ AML e Teatro Crystal
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)
Vendas: Café Royal Londrino, (43) 3027-1050, ao lado do Hotel Crystal Palace e no Centro Cultural SESI/AML, antes de cada concerto.
Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)
Promoção: SESI Paraná
Apoios: UNIMED, CBN Londrina, Jornal de Londrina, Casa de Cultura da UEL, Rádio UEL FM ,Londrina Convention e Visitors Bureau, SESI Paraná, Hotel Crystal, Café Londrino.
Organização: Artis Colégium Ass. Cultural

Language: por